3.8 C
Safara
06:22 3 Dezembro, 2021

Quem Somos

A Casa do Povo de Safara é uma associação com 618 Associados com sede na Praça 25 de Abril nº 2, e a sua fundação data de 1937.

Com a extinção das Casas do Povo, em 1991, o Estado deixou aberta a oportunidade de se aproveitarem os edifícios para a criação de Associações Recreativas. Foi nesta conjuntura que apareceu, a “nova” Casa do Povo de Safara, associação sócio-cultural-desportiva, com estatutos aprovados em Assembleia-Geral.

A partir de 1996, esta associação tem vindo a promover uma reflexão sobre o papel que pode vir a desempenhar como pólo dinamizador de iniciativas, procurando valorizar e dinamizar as capacidades desta comunidade, congregar energias no sentido de desenvolver projectos e actividades que dêem respostas às necessidades sentidas dos seus associados, criando espaços e oportunidades para o desenvolvimento da cidadania activa, sendo actualmente uma Instituição Particular de Solidariedade Social nº 57/98.

A evolução da associação nos últimos anos demonstra um amadurecimento da organização, abertura para a mudança, capacidade de mobilização da comunidade e associados, maior envolvimento dos jovens e mulheres que se têm vindo a integrar nas estruturas dos corpos sociais.

O Plano de Actividades que apresentamos é revelador desta diversidade e dinâmica de desenvolvimento. Assim continuaremos a trabalhar, procurando sempre conseguir melhorar e inovar, ter iniciativas que vão de encontro aos interesses e anseios dos associados, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e bem-estar da população da nossa aldeia Safara e de Stº Amador.

A Missão

A Casa do Povo de Safara tem um leque de actividades que abrange desde o Apoio Social, Desporto Cultura, Musica, Artesanato, Recreativa, Ocupação Animação e Socialização (crianças, adolescentes e seniores), e organiza-se por Secções, tendo neste momento quatro:

  1. Centro Social Comunitário (SAD, CD e SÉNIORES)
  2. Desportiva
  3. Cante Alentejano / Grupos Corais
  4. O.T.L.- Ocupação Tempos Livres